Primeira casa assinada por Gaudí se tornará um museu

Ótima notícia para os apaixonados por arquitetura!
A Casa Vicens, o primeiro projeto que marcou o estilo contemporâneo do arquiteto Antônio Gaudí pelas “calles” de Barcelona estará, em breve, aberta à visitações.

gaudi-primeira-casa-museu-03

Inicialmente, a casa foi construída para ser uma espécie da casa de veraneio de Manel Vicens e, posteriormente, moradia fixa da Família Jover – ficando no local por mais de um século e fazendo inúmeras transformações em sua estrutura original.

Foto: Casa Vogue/Reprodução

De acordo com o site ArchDaily, embora a obra tenha sido ampliada de forma respeitosa e acertada pelo arquiteto Joan Baptista Serra de Martínez em 1925, o projeto do museu buscou conservar a essência de Gaudí, fugindo de invenções ou tentativas de mimetizar o estilo da época. Na reforma, os projetistas se preocuparam em retomar a essência do arquiteto, adaptando alguns detalhes do projeto original. A escada central do edifício, que ressalta a característica familiar da construção – com cerâmicas vidradas e formas medievais -, está de volta mais bela do que nunca.

Foto: Casa Vogue/Reprodução

Foto: Casa Vogue/Reprodução

Acompanhando as tendências, o museu buscará minimizar quaisquer tipo de impacto ambiental, visando o turismo sustentável – a ideia é que a rua de acesso seja ao menos parcialmente fechada para pedestres e que as visitas sejam feitas em grupos reduzidos.

Fonte: ArchDaily, Casa Vogue

Fotos: Casa Vogue/Reprodução

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

DLegend Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *