Retrofit: soluções modernas para prédios antigos e históricos

O tempo passa sempre deixando marcas e a arquitetura evolui da mesma forma – sendo característica de acordo com cada período e com as necessidades de cada cidade e população. Com os anos, construções antigas acabam perdendo a sua funcionalidade e necessitam de certas mudanças, muitas vezes para atender às demandas técnicas e de normatizações de cada região.

Uma tendência, conhecida como retrofit, aparece como alternativa para a revitalização de construções antigas ou históricas, levando aos prédios novas “roupagens”, tecnologias, design sustentável e muitos outros benefícios. Uma forma inteligente de preservar o patrimônio e dar nova vida a antigos espaços, muitas vezes símbolos da cidade.

O retrofit é mais recorrente na Europa, chegando a 50% dos projetos – em Portugal, mais especificamente e onde a DLegend mantém uma parceria com a Athena Advisers, grande parte do acervo arquitetônico atual passa por transformações significativas que também acabam por deixar ainda melhor a singularidade urbana de Lisboa.

facade-of-the-development-corner-building_1074x623
foto: athena advisers

apti-livingroome-br_1074x623
foto: athena advisers

exterior-facade_1074x623
foto: athena advisers

bedroom-3_1074x623
foto: athena advisers

Todavia, é importante não confundir retrofit com reforma. Na primeira, o imóvel segue com sua fachada preservada, mantendo o estilo arquitetônico. Já na reforma, não há compromisso com as características originais da construção. As principais áreas de revitalização do retrofit são: a climatização, acessibilidade, pisos, projetos elétricos, etc. Uma mudança geral nos acabamentos e especificações internas dos empreendimentos.

MIG013_670
foto: cité arquitetura

MIG08_600
foto: cité arquitetura

MIG010_600
foto: cité arquitetura

Aqui no Brasil, o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e o Empire State Building, em Nova York, passaram por retrofit. O Maracanã, aliás, já produz 25% da energia que consome por meio de painéis solares.


foto: reprodução

Incrível, não? Já pensou em investir em um imóvel histórico em Portugal, mas adaptado às necessidades da vida moderna? Então confira as opções da DLegend e entre em contato conosco – razões para morar em terras lusitanas não faltam. E Luciano Faraco contou aqui algumas delas!

(Fontes: Portal VGV, Home Teka, Pensamento Verde)

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

DLegend Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *