Projeto de expansão da Unisinos investe em opções sustentáveis

Imagem do cabeçalho: AT Arquitetura

Construções ecológicas estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. A prova disso é o aumento constante de projetos que utilizam soluções sustentáveis em suas obras. As vantagens de optar por esse tipo de instalação são inúmeras: telhados e fachadas “verdes”, como são chamados, ajudam a evitar as ilhas de calor, as emissões de gases do efeito estufa, na contenção de alagamentos e muito mais.

Em Porto Alegre, o novo campus da Unisinos (localizado na Av. Nilo Peçanha), conta com um projeto arquitetônico sustentável da AT Arquitetura. Com inauguração prevista para ainda este mês, a edificação conta com fachada e telhados verdes pensados para a captação de água da chuva. A execução é assinada pela Ecotelhado.

No telhado, o Boldo foi utilizado como vegetação, garantindo resistência ao clima da cidade e também servindo como polinizador. Já na fachada, que recebeu um belo jardim vertical, cinco tipos distintos de plantas são encontrados: Asparguinho pendente, Bulbine, Falsa Erica, Clorofito e Tradescantia.

Projeto de expansão da Unisinos investe em opções sustentáveis - teto verde
foto: ecotelhado
Projeto de expansão da Unisinos investe em opções sustentáveis - teto verde
foto: ecotelhado
Projeto de expansão da Unisinos investe em opções sustentáveis - teto verde
foto: ecotelhado

Tais iniciativas já acontecem com frequência em muitos países e vêm ganhando espaço nas atividades urbanísticas brasileiras. Há pouco tempo, Copenhague (capital da Dinamarca) tornou-se a segunda cidade do mundo a implementar uma legislação relacionada aos telhados sustentáveis. A primeira foi Toronto, no Canadá, que adotou uma lei parecida, resultando em 1,2 milhão de metros quadrados verdes em diferentes tipos de construções, assim como na economia de energia de mais de 1,5 milhão de kWh por ano para os proprietários dessas edificações.

greenroof-cop-ed01
foto: reprodução

Paris também adotou uma iniciativa bem bacana. Para os Jogos Olímpicos de 2024, a presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, apresentou um plano de 43 pontos para tornar a cidade mais consciente, verde e a favor do esporte. Batizada de “du vert près de chez moi” (o verde mais perto de mim), os parisienses serão responsáveis por plantar 100 hectares de jardins e hortas em toda a cidade (hortas, jardins verticais, telhados verdes, canteiros de flores e o que mais a criatividade permitir), até 2020. Os moradores que participarem do programa irão receber um kit para preparar o solo e sementes, comprometendo-se em utilizar plantas locais e nenhum tipo de pesticida.

Permis de végétaliser 90 Bld de Charonne 20e
foto: reprodução

Aqui no blog também já falamos sobre o shopping de São Paulo que transformou sua cobertura em um imenso espaço de compostagem e horta urbana (reveja clicando aqui!).

Incrível, não? Para conhecer um pouco mais sobre o Espaço Unisinos dentro do mais novo, moderno e sustentável campus da capital gaúcha, clique aqui!

Fonte: Zero Hora, Ecotelhado, The UniPlanet

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

DLegend Written by:

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *