Vamos suar?

Por Luciano Faraco

Tenho uma sólida formação acadêmica e como consequência, a leitura de inúmeros livros e artigos – muitos deles complexos. No entanto, confesso que um dos livros que mais me marcou na juventude foi o polêmico “Pai Rico, Pai Pobre” de Robert Kiyosaki. O motivo? Dos inúmeros conselhos, o autor, que tem grande predileção por “IMÓVEIS”, aborda o que é passivo e ativo de uma forma muito inusitada.

Pai rico, Pai Pobre

Em resumo, ativo é aquilo que gera receita para sua vida e passivo é aquilo que gera prazer e usufruto para você. Dessa forma, se concentrarmos nossos esforços com disciplina, aconselhamento e muito “suor” – o mais cedo possível -, na construção de ativos ao longo da vida, sem dúvida teremos muito mais chances de ter mais equilíbrio e mais satisfação pessoal.

Nesse aspecto, os IMÓVEIS são e têm sido grandes aliados das pessoas mais bem sucedidas ao redor do mundo, pois estão mais propensos a menor oscilação, valorização real e rendimentos estáveis. Uma forma de avaliar se você está comprometido com seu planejamento é verificar se a relação ativo/passivo encontra-se em um patamar razoável. Por exemplo, muitas pessoas não se dão conta dessa regra básica e acabam por ter uma porcentagem de passivos muito maior que os ativos, como carros, casas na praia e na serra, barco, moto, etc.

Na verdade, não há mal nenhum em ter todos esses bens, isso é problema pessoal de cada um – no meu conceito, desde que essa pessoa tenha ativos em um patamar muito, mas muito maior que esses passivos. Uma outra polêmica é quando eu, que sou do mercado, falo que o imóvel que moramos não é um ativo e sim um grande e maravilhoso passivo. Por que? Porque é o seu reino, seu lazer, onde sua família passa as maiores alegrias, seu maior usufruto em vida.

Foto: reprodução

Portanto, um grande passivo. Para mim, o mais importante de todos. Relaxe e curta seu passivo mais relevante. Todavia, este investimento também deve estar alinhado com seu objetivo de ter uma relação ativo/passivo saudável.

No artigo “Bilionários do mundo aumentam seus investimentos em imóveis”, perceba que muitos bilionários dedicam boa parte de seus investimentos aos imóveis e certamente não podemos dizer que caras como Trump, Bill Gates e Amancio Ortega (fundador da Zara) não dedicaram muitos esforços a desenvolver uma estratégia financeira baseada em ter ativos muito superiores aos seus passivos.

Até a próxima!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

DLegend Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *