EcoArk: o maior prédio feito de garrafas PET do mundo

Quantos tijolos são necessários para construir um prédio? E para construir um prédio feito de tijolos de garrafa PET? Acertou quem chutou alto: sim, mais de um milhão e meio! E ele já foi feito.

Batizado de Ecoark, o pavilhão, localizado na cidade de Taipei (Taiwan), foi totalmente projetado de acordo com o conceito dos 3 Rs – Reduzir, reutilizar e reciclar. Ocupando um espaço de mais de 2 mil metros quadrados, o local é referência para quem se interessa pelos “prédios verdes” – uma tendência mundial que vem transformando o planejamento urbano das maiores cidades.

Ecoark - maior prédio sustentável - taiwan - foto: reprodução

Além de ter sido construído a partir dos tijolos feitos com garrafas PET – os polli-bricks, estruturas que formam uma malha metálica capaz de ser facilmente desmontada e levada para qualquer lugar -, o Ecoark também pesa a metade que um prédio convencional: mesmo mais leve, seus responsáveis afirmam que ele é resistente aos mais diferentes fenômenos da natureza, como terremotos e furacões, bastante comuns na região.

EcoArk: o maior prédio feito de garrafas PET do mundo

EcoArk: o maior prédio feito de garrafas PET do mundo

Seus tijolos mantém o formato original das garrafas, auxiliando no isolamento térmico e também favorecendo a entrada de luz natural em todos os ambientes, a água da chuva é utilizada para resfriamento e toda a fachada foi revestida com painéis de LED.

EcoArk: o maior prédio feito de garrafas PET do mundo

Ecoark_polli_brick_arquitete_suas_ideias_06

Ecoark_polli_brick_arquitete_suas_ideias_01

O mais bacana é que o prédio também recebeu o selo LEED Platinum, uma certificação ambiental importantíssima, dada às construções que visam a sustentabilidade e a eficiência em todas as suas etapas. O Ecoark possui três pavimentos equivalente a nove andares, tendo um anfiteatro, salão de exposições e espaços para museus.

(Fontes: ArquiteteSuasIdeias, CicloVivo, Condomínios Verdes)

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

DLegend Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *