Fundação Louis Vuitton, em Paris: um local dedicado à arte

Localizada no parque parisiense Bois de Boulogne, a Fundação Louis Vuitton – FLV teve seu prédio idealizado pelo arquiteto Frank Gehry, e “dedica-se à promoção e ao fomento da criação artística contemporânea”. O espaço, que custou nada menos que 140 milhões de euros, foi encomendado pelo milionário Bernard Arnault, dono do LVMH – Moet Hennessey Louis-Vuitton, grupo empresarial da indústria de bens de luxo.

Inaugurado no fim de 2014, o prédio já é uma verdadeira obra de arte. Composto por enormes placas de vidro sobrepostas, a estrutura oferece aos visitantes um novo detalhe cada vez que é visitada. O icônico edifício conta com formas futuristas e funciona como centro cultural, sediando exposições, concertos, congressos e instalações multimídia. Durante todo o ano de 2016 a FLV estará focada nos artistas contemporâneos chineses, em duas exposições – já em cartaz – além de performances, filmes, apresentações musicais e de poesia.

As exposições

Ocupando praticamente toda a área do museu, do térreo ao 2° andar, temos a “Accrochage: uma seleção de obras chinesas da Coleção”. Como o próprio nome já diz, são obras de 11 artistas chineses contemporâneos pertencentes ao acervo da FLV. Accrochage é o nome dado pela Fundação a todas as mostras com obras tiradas da sua própria coleção. Desta vez, a temática ultrapassa o universo da China e discute questões mundiais.

“The Soldier of Marathon Announcing Victory, a Wounded Galatian” de Xu Zhen// foto: reprodução
“The Soldier of Marathon Announcing Victory, a Wounded Galatian” de Xu Zhen// foto: reprodução
“Sudden Awakening” de Zhang Huan: Buda feito de cinzas de icensos.// foto: reprodução
“Sudden Awakening” de Zhang Huan: Buda feito de cinzas de icensos.//
foto: reprodução

A fundação também conta com a instalação do renomado artista francês Daniel Buren, batizada de “Observatório da Luz”. Ela ocupa a fachada da deslumbrante Fundação Louis Vuitton com milhares de peças de vidro nas mais diversas tonalidades. O trabalho de Buren, que desde meados de 1960 é conhecido por utilizar listras verticais em suas exposições, é composto por 13 filtros de cores distintas, dominando as 3.600 peças de vidro que já ocupavam a fachada.

Louis Vuitton Foundation Paris

foto: reprodução

Louis Vuitton Foundation Paris

foto: reprodução

A projeção da luz solar ao longo do dia é que faz a mágica acontecer, trazendo várias tonalidades diferentes para dentro do espaço – que conta com um charmoso restaurante e um observatório.
Imperdível!

Fondation Louis Vuitton: 8 avenue du Mahatma Gandhi, Bois de Boulogne 75116, Paris. Metrô Les Sablons, linha 1.

Fonte: Conexão Paris

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

DLegend Written by:

2 Comments

  1. 10 de março de 2017
    Reply

    muito bom o seu artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *