Ora pois, Portugal é muito “gira”

Por Luciano Faraco

Saímos de Lisboa há aproximadamente 4 horas. Voo direto para Campinas. Estamos a 36 mil pés de altitude, lá fora -50 graus. Aqui nesse tubo de aço está agradável – já com 2 copos de vinho. Lá embaixo está Cabo Verde, ao lado a costa da África, mais precisamente Dakar. Parece longe, mas 9 horas e meia não são nada se você considerar a grande distância que nos separa de um mundo tão diferente do nosso. Boa hora para escrever.

Há mais ou menos 1 ano, eu e meus sócios iniciamos a operação de vendas da DLegend. Na ocasião surgiu a oportunidade de explorar e nos animar com o mercado imobiliário de Portugal, – em especial Lisboa e Cascais. Mas para esse tipo de empreitada é fundamental uma parceria que tenha “química” corporativa e não rolou. Tempos depois, surgiu a Athena Advisers em nosso caminho: empresa sólida, com matriz em Londres e filiais em Paris e Lisboa. A partir daí, nos animamos em evoluir e nos tornamos partners oficiais da Athena para o Rio Grande do Sul.

Muitas reuniões, eventos de sucesso, clientes atendidos, etc. e, a convite da Athena, viemos desbravar Portugal “in loco”. Tudo sob a batuta de diversos profissionais, a “terrinha”. Uma semana de intensa programação, entre equipe da Athena, diversos incorporadores com foco no retrofit, bancos, advogados tributaristas, empresas de short e long rentals, etc.

Voltamos ao Brasil com a certeza de que os gaúchos que tiverem interesse, mesmo que incipiente, em Portugal, podem procurar a DLegend que serão muito bem atendidos.

Lisboa em especial é nosso foco, juntamente com Cascais e, embora, também tenhamos oportunidades no comercial, o residencial (com ou sem renda) é o carro-chefe. Razões para isso não faltam. As principais são: segurança, qualidade de vida, turismo, Golden Visa, regime fiscal atrativo para residentes não habituais e incentivos à reabilitação de prédios.

Além disso, baixíssima taxa de juros para financiamento imobiliário, na casa dos 1,75% ao ano (isso mesmo, ao ano!) e a possibilidade de ter seu ativo em Portugal como renda complementar, além do uso pessoal, tornam irresistível – no mínimo! -, considerar a respeito. Por essas e por outras, mais de 80% das aquisições dos últimos 2 anos são de estrangeiros, com boa parcela de brasileiros. Nosso foco, com nossos novos parceiros, se dá nos espetaculares prédios antigos, transformados de forma quase artesanal, em novíssimos, modernos e confortáveis apartamentos, mantendo o charme de suas fachadas revitalizadas, sempre em excelentes localizações.

Lisboa ferve e todo esse contexto leva a um dinamismo sem precedentes: bairros antes desconectados, hoje vão se tornando contíguos em uma evolução constante. A cidade é considerada uma das capitais mais seguras da Europa, porém mais barata, menos formal, com excelente gastronomia e tempo quase sempre agradável. Lisboa passou a ser uma grande opção para muitos europeus, em especial aos franceses, que estão por toda parte.

Para nós, brasileiros, existe ainda a enorme vantagem de não termos barreira com a língua (sem subestimar a importante fluência do inglês): nada melhor que estar falando nosso próprio idioma. Isso faz muita diferença.

O Golden Visa é um capítulo à parte. Com 500 mil euros investidos em um imóvel você ganha dupla cidadania. Além da legitimidade que isso permite, serve também como porta de entrada para toda a União Europeia. A política agressiva de isenções fiscais também merece muita atenção e deve ser tratada caso a caso, conforme o perfil e expectativas de cada família.

Portugal está na moda – merece muito estar! Aos olhos da comunidade de investidores internacionais, tem uma conduta exemplar: exibe transparência e credibilidade. Conforme relato acima há um verdadeiro “cocktail” de coisas positivas. O que você está esperando?

Ora pois….

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

DLegend Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *