Zaha Hadid: o adeus à uma das figuras mais importantes da arquitetura

O mundo se despediu de uma das mais icônicas arquitetas do mundo. A iraquiana Zaha Hadid (1950-2016) foi a primeira mulher a ganhar alguns dos prêmios mais importantes do segmento, como o Pritzker e o RIBA Gold Metal, o maior do mundo e o principal do Reino Unido, sucessivamente.

Nascida em Bagdá, a artista era adepta da arquitetura desconstrutivista, segmento conhecido por suas formas curiosas e que fogem das retas convencionais. Zaha também transitou pelo universo da moda, fazendo parcerias com grandes grifes, como Vuitton, Lacoste e até a brasileira Melissa. Como se não fosse o bastante, a arquiteta também já foi considerada uma das mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes.

Heydar Aliyev Center @ Azerbaijão
Heydar Aliyev Center @ Azerbaijão

Uma profissional diferente de todas as outras

Responsável por projetos como a Opera House de Guangzhou, o Centro Aquático dos Jogos Olímpicos de Londres e o 1000 Museum – o maior prédio residencial de Miami e adquirido, majoritariamente, por brasileiros – Hadid e seu escritório sempre chamaram a atenção pelo desejo de querer mudar o mundo e o modo como enxergamos o que nos rodeia. Em declaração ao jornal britânico, Richard Rogers, arquiteto responsável pelo projeto do Centro Pompidou, em Paris, e da Millenium Dome, em Londres, disse que a notícia da morte da arquiteta era “terrível”. “Era uma grande arquiteta, uma mulher e uma pessoa fantástica. Dos arquitetos emergentes dos últimos anos, ninguém teve mais impacto do que ela. Ela lutou pela sua posição enquanto mulher, lutou por cada centímetro. É uma grande perda”.

Também foi Hadid que desenhou a sede da BMW em Leipzig, na Alemanha, e o Centro Rosenthal de Arte Contemporânea, no Ohio, EUA.

Confira alguns dos trabalhos surpreendentes da arquiteta:

Dubai Opera House @ Emirados Árabes
Dubai Opera House @ Emirados Árabes
Centro Aquático de Londres @ Reino Unido
Centro Aquático de Londres @ Reino Unido
100 Museum Miami @ Estados Unidos
100 Museum Miami @ Estados Unidos
Estádio Nacional @ Japão
Estádio Nacional @ Japão

Zaha fez história com seus projetos emblemáticos e continuará sendo lembrada por sua carreira excepcional.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

DLegend Written by:

One Comment

  1. 3 de janeiro de 2017
    Reply

    muito bom seu artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *