Mercado imobiliário paradoxal

Por Rogério Dirani

Toda crise econômica gera mudanças profundas em mercados, empresas e principalmente pessoas. A crise brasileira atual atingiu as empresas e em especial o setor imobiliário. Nos últimos 8 anos as imobiliárias mais destacadas cresceram de forma vertiginosa. Cresceram em volume de vendas e em número de corretores.
Como não havia profissionais suficientes para atender ao crescimento do mercado imobiliário, muitas pessoas vieram de outras profissões em busca do sonho dourado, de ganhar comissões e prêmios distribuídos pelos parceiros incorporadores. Muitos, senão a maioria, já vinham de insucessos em suas carreiras e profissões, mas que enxergaram uma oportunidade de ouro pela frente.

Agora, olhando para trás, verificamos que no período de crescimento, as empresas imobiliárias aumentaram desproporcionalmente seu número de corretores em relação ao volume de vendas. Ou seja, matematicamente perderam eficiência, o volume de vendas por corretor caiu drasticamente e, consequentemente, a remuneração média dos corretores caiu drasticamente. (Nas grandes empresas brasileiras a remuneração média atual dos corretores fica abaixo de R$ 1 mil reais, uma dura realidade que todos tentam esconder – que esta é uma das profissões piores remuneradas no Brasil). Fica claramente constatado que as empresas perderam eficiência. E agora, em plena crise, isto ficou muito mais evidente.

Estima-se hoje, pelo tamanho do mercado, bem como pela mudança de comportamento dos atuais compradores de imóveis – cada vez mais conectados com o mundo digital -, que apenas 1/3 dos corretores existentes seria suficiente para atender ao mercado brasileiro. Teremos pela frente um setor em plena transformação. Paradoxalmente, num cenário de crise como este, mesmo com esta quantidade de mão de obra, tenho escutado por parte das incorporadoras uma queixa constante de que faltam imobiliárias e corretores. O que falta é eficiência! E mais uma vez a crise mostra sua força! E dela sobreviverão e sairão não todos, mas os mais eficientes!

O presidente Barack Obama disse uma frase que sintetiza muito bem os caminhos do momento atual:
“A mudança não virá se esperarmos por outra pessoa ou outros tempos. Nós somos aqueles por quem estávamos esperando. Nós somos a mudança que procuramos”.

Enfim, cabe a nós mesmos tornarmos nossas empresas cada vez mais eficientes!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

DLegend Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *