Roteiro sustentável em Porto Alegre – parte II

Espaços mais verdes, transportes alternativos e menos poluentes, recursos naturais aproveitados da forma correta. O conceito de cidades sustentáveis está baseado em cima desses e de outros muitos pilares que buscam medidas preventivas para as futuras gerações.

Como mostramos neste primeiro post (relembre aqui!), a cidade de Porto Alegre, nos últimos anos, vem se mostrando bastante favorável à atitudes conscientes através do crescente número de projetos sustentáveis – nos mais diversos segmentos.

No post de hoje, trazemos mais exemplos incríveis de como a importância da transformação dos grandes centros urbanos se faz necessária:

– Centro Administrativo Vonpar Refrescos: nas janelas do prédio localizado na Assis Brasil, foram utilizados vidros laminados refletivos de alto desempenho para amenizar o calor, sem prejudicar a iluminação natural. A água da chuva é colhida e encaminhada para uma grande cisterna para ser utilizada no processo industrial. São 3 milhões de litros de água da chuva utilizadas na cisterna. Outras instalações também contribuem para a sustentabilidade do prédio: nos banheiros. Mictórios e lavatórios têm contemporizadores. Telhados verdes, localizados nas lajes avançadas na frente e nos fundos do prédio, têm a função de aumentar a área de permeabilidade, principalmente por conta das restrições regionais, elevar a sensação de conforto e contribuir com o paisagismo.

Roteiro sustentável em Porto Alegre - parte II
foto: Ecotelhado

Roteiro sustentável em Porto Alegre - parte II

foto: Ernesto Woebcke

– Sede administrativa da Lojas Renner: o novo prédio está situado em uma área de mais de 32 mil metros quadrados, e foi concebido com princípios de sustentabilidade para a construção civil, a exemplo da energia 100% renovável, lâmpadas de LED, reaproveitamento de água, e vidros para a entrada da luz solar. A nova sede conta ainda com oito vagas exclusivas para veículos que utilizam combustíveis vindos de tecnologia limpas e bicicletário com 100 vagas.

Roteiro sustentável em Porto Alegre - parte II

foto: Marcelo G. Ribeiro/JC

– Incubadora de Arquitetura: um espaço inovador, voltado somente para arquitetos. Entre os diferenciais, a empresa oferece consultoria para o público em geral. Um deles, claro, dedicado à sustentabilidade. Chamado de Green and Comfy, é um trabalho voltado para a otimização dos recursos da sua casa ou escritório combinando beleza, conforto e economia oferecendo soluções mais ecológicas.

Roteiro sustentável em Porto Alegre - parte II

foto: Carlos Edler/Divulgação

(Fontes: Jornal do Comércio, Engenharia e Arquitetura, Wikihaus)

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

DLegend Written by:

One Comment

  1. 12 de agosto de 2017
    Reply

    oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *