O maior arranha-céu de madeira está sendo construído na Holanda

A madeira tem sido cada vez mais utilizada na construção de prédios em várias cidades do mundo. Londres, Estocolmo, Vancouver e Bourdeaux – todas possuem algo em comum: arranha-céus com a estrutura feita parcial ou completamente de grandes blocos do material.

Courtesy of Team V Architectuur
Courtesy of Team V Architectuur

Batizado de Haut – uma abreviação para “Haute Couture”, deriva da ideia de projeto “sob medida” para as 55 unidades residenciais. O edifício de 21 pavimentos oferecerá aos moradores uma vasta escolha de tamanhos de apartamentos, andares, layout, disponibilizando espaços com pé-direito duplo e varandas ao ar livre. As superfícies internas são recobertas de madeira, refletindo a constituição da torre, ao passo que uma composição irregular de varandas em balanço proporcionam perspectivas interessantes para a cidade.

Courtesy of Team V Architectuur
Courtesy of Team V Architectuur

Ao contrário do que podemos imaginar, a madeira é um material é poderoso. Para começar, dependendo da montagem da construção, pode ser tão resistente quanto aço e concreto: é só pensar na altura que algumas árvores atingem – um exemplo é a sequoia, que pode chegar a 115 m (o que dá, mais ou menos, a altura de um prédio de 38 andares).

Courtesy of Team V Architectuur
Courtesy of Team V Architectuur

Madeira também é flexível, o que ajuda a manter a construção em pé em caso de terremoto, e (pasme) é um material que resiste bem ao fogo. Isso porque a que é usada nas construções é tão grossa que custa a queimar. A construção de madeira de HAUT foi escolhida, em parte, por sua natureza sustentável: mais de 3 milhões de quilogramas de dióxido de carbono serão armazenados nas peças laminadas.

Courtesy of Team V Architectuur
Courtesy of Team V Architectuur

Mais do que isso, o prédio também contará com fachadas de alumínio que transformam a luz solar em energia, caixas para captar água da chuva e garagens onde há tomadas para carregar carros elétricos. Além disso, o térreo do edifício será uma horta comunitária, onde os moradores poderão plantar seus próprios alimentos.

Fonte: Super Interessante, ArchDaily

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

DLegend Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *