Comprar ou não comprar imóveis? Eis a questão…

Por Luciano Faraco

E agora? Você deve estar se coçando ou não? “Tiro meu rico dinheirinho das aplicações para comprar um imóvel para dar um up na minha moradia, diversificar meu portfólio de investimentos, ter um novo espaço para meu escritório ou clínica?”. O que fazer uma vez que temos a maior taxa de juros do mundo?

Vamos separar o joio do trigo! Em 1º lugar, apesar das altas taxas de juros, boa parte de suas aplicações são corroídas pela inflação, taxas de administração, tributação, etc, etc. Nem sempre o que reluz é ouro. Independente do imóvel e salvo exceções, o momento atual é único, assim como foi única a alta aguda nos preços poucos anos atrás. Essa queda intensa também deverá ser bastante improvável no futuro, então, é hora de agir! Crises não duram para sempre, são cíclicas, assim como é cíclico o mercado imobiliário.

Um bom exemplo disso são alguns excelentes imóveis, em ótimas localizações e com bons contratos de locação: em média à 0,75 ao mês. Nesse momento de crise, com escassez de capital e/ou capital caríssimo, vender seus cobiçados ativos é uma alternativa muito interessante para ambas as partes, vendedor e comprador. Além de uma boa renda mensal em seu portfólio, protegida da inflação pelo indexador do contrato de locação, a valorização do imóvel completa o pacote no médio e longo prazo.

Isso é válido também para ótimos apartamentos residenciais, flats, depósitos e, inclusive, terrenos – por mais escassos que sejam. É hora de marcar posição para colher os frutos depois, como a fábula da formiga e da cigarra. Todos indicadores mostram que essa altíssima taxa de juros estará iniciando um ciclo, lento é verdade, mas de baixa consistente nos próximos anos.

É aí que você vai lembrar com muita “dor” daquela taxa média de 0,75% + correção anual. Por isso meus amigos, janelas de oportunidade não surgem toda hora e não costumam durar muito tempo. Seja você iniciante ou experiente no quesito imóveis, a construção de patrimônio em geral se potencializa muito para quem surfa essas janelas de oportunidade.

Como já dizia o megainvestidor Warren Buffet, o 3º homem mais rico do mundo: “Seja audacioso quando os outros estão com medo e tenha medo quando os outros estão audaciosos”.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

DLegend Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *