Wikkelhouse, a casa feita de papelão que custa 80 mil dólares e pode ser levada para qualquer lugar

A Wikkelhouse, do estúdio Fiction Factory de Amsterdã, é uma casa fabricada de papelão e de maneira sustentável que está mudando os parâmetros da arquitetura tradicional, transformando o setor da construção tanto para casas residenciais quanto comerciais. A casa nasceu de um processo de design e elaboração que durou quase quatro anos até o resultado final.

wikkel2

foto: reprodução

wikkelhouse_240416_07

foto: reprodução

A ideia de realizar este imóvel, que tem uma vida útil de pelo menos 50 anos e que respeita até três vezes mais o meio ambiente do que qualquer construção tradicional, surgiu a partir de uma caixa de tomates. “Ao invés de usar as caixas para transportar frutas ou verduras, a empresa holandesa Rene Snel inventou um molde para envolvê-las, usando como base várias camadas de papelão que permitiram aumentar a solidez da caixa, e disso surgiu a ideia de construir uma casa só de papelão”, contou Monique, uma das responsáveis pelo projeto.

wikkelhouse_240416_10

foto: reprodução

wikkelhouse_240416_11

foto: reprodução

O sistema de construção patenteado, que consiste em um total de 24 camadas de fibra virgem de papelão, obtidas de árvores escandinavas, sobre um molde em forma de casa, recebe o nome de Wikkelhouse, do verbo holandês “wikkelen”, que significa envolver. As diferentes camadas aderem entre si com um cola sustentável, criando assim uma estrutura resistente e isolante. A construção é finalizada com uma carcaça externa de madeira e alumínio que a protege de qualquer fenômeno meteorológico.

“Todos os materiais utilizados na Wikkelhouse são reciclados e respeitam o meio ambiente. Além disso, a produção de papelão necessária tem menos impacto no planeta do que a elaboração do cimento”, destacou Monique.

A casa tem ainda outra grande vantagem: pode ser 100% reciclada após o uso. Com uma estrutura flexível, esta construção de cinco metros quadrados, permite a opção de ampliá-la unindo vários módulos uns aos outros e adaptá-la conforme as necessidades do usuário. Dessa forma, ela pode ser uma casa para moradia permanente, um escritório de uma empresa ou um espaço portátil para eventos, feiras e festas. Além disso, conta com uma fachada de vidro que permite que fique totalmente fechada.

wikkelhouse_240416_09-810x455

foto: reprodução

A Wikkelhouse de três segmentos, por exemplo, custa 25 mil euros (cerca de R$ 95 mil) e pode ser erguida em um só dia. Por enquanto, a casa está disponível apenas na Holanda, Bélgica, Luxemburgo, França, Alemanha, Dinamarca e no Reino Unido, porque “os segmentos de papelão são produzidos em Amsterdã, na oficina da Fiction Factory, e de lá são enviadas ao local solicitado”, esclareceu a arquiteta.

Fonte: Exame, 88mph, Nine to Fivers

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

DLegend Written by:

2 Comments

  1. 2 de janeiro de 2017
    Reply

    muito bomseu artigo

  2. 29 de janeiro de 2017
    Reply

    Esse artigo ajudou a esclarecer muitas dúvias, é sempre bom encontrar pessoas dispostas à ajudar, parabéns pela iniciativa, ótimo trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *