O Petrópolis me tem

No novo episódio da nossa série Porto Alegre me Tem, chegou a vez de falarmos sobre mais um bairro que amamos: o Petrópolis. Reconhecido por suas belas ruas arborizadas, o bairro abriga uma infinidade de empreendimentos residenciais que são puro charme.

Um pouquinho de história

O bairro que hoje reúne belos prédios, dos clássicos aos lançamentos, já teve características rurais em um passado não tão distante. No local, assim como em outras áreas mais afastadas do centro da cidade, era comum encontrar plantações de agrião, criação de gado para corte e até mesmo tambos de leite.

Cortado por uma das principais vias da capital, a avenida Protásio Alves — conhecido antigamente como Caminho do Meio — com mais de 12km de extensão, o bairro surgiu nas primeiras décadas do século 20, com a criação de loteamentos de áreas, motivados pela instalação de duas linhas de bonde: a João Abbott e a Petrópolis. Porém, até o ano de 1950, o Petrópolis ainda era muito distante do centro da Capital, o que prejudicava a sua valorização econômica. Antes disso, até década de 1930, a região foi ponto de veraneio de algumas famílias e também era eventualmente utilizada para a realização de manobras e exercícios militares.

O investimento em infraestrutura, feito no final dos anos 50, resultou na mudança do perfil socioeconômico dos moradores do bairro, sem falar na ampliação da oferta de comércio e serviços. Junto a isso, a região registrou uma expansão imobiliária que aumentou significativamente o número de construções e de moradores no bairro. Na década de 1970, a avenida Doutor Nilo Peçanha foi aberta, o que contribuiu para a valorização imobiliária e alavancou o crescimento do Petrópolis.

Bonde elétrico na avenida Protásio Alves em 1957 (Foto: William Janssen/Divulgação)

Um bairro plural

Grande em extensão e pluralidade, o Petrópolis oferece praticamente tudo o que quem quer viver bem busca. A região abriga construções mais antigas e lançamentos imobiliários de luxo. Desde avenidas movimentadas de comércio mais popular, como a avenida Protásio Alves,  a avenida Carlos Gomes, conhecida como o principal trecho corporativo de Porto Alegre. Além disso, a avenida Nilo Peçanha divide os bairros Petrópolis e Bela Vista em um trecho marcado por imponentes construções residenciais, mescladas às excelentes opções de gastronomia, serviços e as belas praças da região.

A facilidade para o dia a dia da família também é contemplada no bairro: se a ideia é deixar as crianças no colégio pela manhã e aproveitar o tempo livre para uma partida de tênis no Grêmio Náutico União, não há, sequer, a necessidade de tirar o carro da garagem. Além disso, fazer as compras da semana no supermercado, tomar um café, ir à feira ecológica da praça André Forster aos sábados comprar os inusitados tomates que crescem ao som de música clássica ou brincar com seus filhos na Praça Bonita é muito fácil para quem escolhe morar na região.

Quem busca tranquilidade e qualidade de vida encontra nos residenciais do Petrópolis.

 

Boas opções gastronômicas

Apreciar um bom churrasco no Barranco, uma das churrascarias mais antigas e tradicionais de Porto Alegre, também é um programa que o Petrópolis oferece. E para quem quiser se deliciar com o melhor dos pães e doces e uruguaios, dar um pulinho na Mercopan após uma caminhada não é nada mal. Mas se a ideia for um cardápio diferenciado, o Saikô é uma excelente opção de cozinha japonesa, o Pueblo traz os clássicos da cozinha mexicana e o Vê Empório tem as delícias da culinária orgânica e vegana. Para quem busca produtos de qualidade, o Armazém do Queijo é uma opção do bairro que apresenta uma seleção de produtos nacionais e importados para preparar aquela noite de queijos e vinhos com os amigos.

 

Incorporadoras tem apostado cada vez mais no potencial da região, renovando o seu cenário arquitetônico.

Mercado imobiliário: o que o bairro oferece?

O mercado imobiliário do bairro reflete essa diversidade que se vê em todas as suas características. O apartamento dos sonhos de uma família — novo, amplo, com infraestrutura de lazer completa, por exemplo —está no coração do Petrópolis. Agora, para quem está começando a sua vida e busca um imóvel moderno e confortável, sem a necessidade de grandes espaços, também encontrará opções do seu agrado na região. O primeiro edifício residencial assinado assinado pelo arquiteto paulistano Isay Weinfeld, reconhecido mundialmente como um dos mais geniais da atualidade e responsável pelo projeto arquitetônico do Instituto Ling, será construído em uma das ruas mais desejadas do bairro.

Contrastando com esses empreendimentos contemporâneos e assinados por arquitetos renomados da atualidade, não podemos deixar de mencionar os clássicos. Mais antigos, esses prédios são senhores de suas ruas arborizadas e de paralelepípedo onde, apesar do fervor do dia, ainda se escutam o cantar dos pássaros e o latido dos cachorros das poucas casas que ainda resistem na região. São essas as ruas tradicionalmente “petropolitanas”, que acompanharam o crescimento e hoje são a tradução do aconchego do bairro.

Aqui, o conforto se une à vista incrível que o bairro oferece.

Com tantas opções, fica difícil não se encontrar e não se identificar com algum dos pedacinhos do nosso amado bairro. É por isso que o Petrópolis me tem, faz parte da minha história, da história da cidade, da história da Dlegend e de tantas outras pessoas que encontraram conosco o imóvel dos sonhos no bairro.

Assista ao vídeo!

Procurando um imóvel na região? Clique aqui e fale com um de nossos consultores ou ligue 51 3073.6666.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

DLegend Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *