Paris está prestes a ganhar um prédio que espalha sementes por toda a cidade

Assinado pelo arquiteto Maison Edouard François, um entusiasta da ideia de que arquitetura e engenharia podem ser utilizadas para fomentar ainda mais a biodiversidade das cidades, o projeto prevê a construção de um edifício capaz de espalhar sementes das mais variadas espécies por toda a capital francesa.

Batizado de M6B2 Tower of Biodiversity, a construção seria de uso misto – parecido com o que já vemos aqui em Porto Alegre, como os TRENDs, por exemplo – unindo espaços comerciais e residenciais em um só lugar. Paris é conhecida por manter a tradição de construir prédios mais baixos e François, de forma inteligente, optou por projetar uma construção de tamanho bem acima da média.

Paris está prestes a ganhar um prédio que espalha sementes por toda a cidade

O M6B2 possui 50 metros de altura e 16 andares. Sua estrutura foi pensada justamente para deixar a dispersão das sementes mais fácil e prática. Todo o complexo é revestido por uma tela de aço, que permite que as plantas se entrelacem e envolvam todo o prédio – aliás, o novo complexo da Unisinos em Porto Alegre conta com um projeto sustentável bem parecido, reveja aqui!. Como elas não estão juntas da parede e o prédio está em um nível acima dos demais, facilitando a passagem dos ventos, os responsáveis por levar as sementinhas por toda a cidade.

Paris está prestes a ganhar um prédio que espalha sementes por toda a cidade

Segundo François, as espécies escolhidas para a composição são todas nativas do país e a intenção é resgatar as vegetações originais e também atrair pássaros e outros animais para a cidade. Todos os andares contam com varandas imensas que contornam todo o edifício e o terraço é coberto com um belíssimo jardim. O prédio ainda tem janelões que maximizam a entrada da luminosidade e ventilação naturais, reduzindo o uso de sistemas artificiais de refrigeração e iluminação.

Incrível, não?

(Fonte: CicloVivo)

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

DLegend Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *