Transformando as construções ao redor do mundo: Isay Weinfeld

Entre os arquitetos mais relevantes da atualidade está o brasileiro Isay Weinfeld. Além de arquiteto, ele também é cenógrafo, cineasta e designer de móveis. Weinfeld é, acima de qualquer outra definição, um artista. O cruzamento entre tantos talentos e aptidões traz características únicas para seus projetos arquitetônicos. Não à toa, seus trabalhos parecem saídos de um filme que emociona pela beleza do cenário.

A singularidade de seu trabalho começa antes mesmo do início de seu processo criativo. Para Weinfeld, ter afinidade estética com os clientes e grande nível de liberdade criativa é imprescindível. Do contrário, a proposta para execução do projeto é recusada. Esta exigência tem garantido, ao longo de sua carreira, projetos poéticos e sensoriais, indo além da exuberância estrutural.

O luxo, para o arquiteto, está em espaços minimalistas, sem dispensar a meticulosidade dos detalhes. Cada projeto se apresenta como uma obra de arte e conta com o envolvimento do artista em cada etapa, desde a concepção à mobília. Isay Weinfeld não gosta de se repetir, e isso reflete na diversificação de seu currículo: entre empreendimentos comerciais e residenciais, já assinou projetos de discoteca a hotéis e livrarias.

Um dos seus princípios básicos para a construção de áreas comerciais é dimensionar espaços que proporcionem aproximação com o público. Entre os projetos comerciais de Weinfeld estão a loja-conceito da Havaianas, localizada no bairro dos Jardins, em São Paulo. Outro projeto marcante é a Livraria da Vila, que traz identidade através da iluminação e da mobília.

Loja-conceito da Havaianas está localizada no bairro dos Jardins, em São Paulo. Foto: Reprodução

 

Livraria da Vila traz identidade através da iluminação e da mobília. Foto: Reprodução

A rede de hotéis do Grupo Fasano também conta com projetos assinados pelo artista. Entre eles, estão as unidades das cidades de São Paulo, Porto Feliz e Punta Del Este.

Grupo Fasano conta com mais de 20 projetos assinados pelo artista. Foto: Reprodução

Nos Estados Unidos, Weinfeld é responsável pelo projeto arquitetônico do Jardim, edifício residencial de luxo de Nova Iorque. Com fachada de tijolos, concreto e vidro, é composto por dois prédios de 11 andares e conta com um jardim compartilhado. Já em Mônaco, o talentoso arquiteto venceu concorrência para concepção de empreendimento da família real, o edifício La Petite Afrique.

Em Porto Alegre, Weinfeld assina o Instituto Ling, localizado no bairro Três Figueiras. Observada do lado externo, a estrutura se destaca como um objeto flutuante em meio ao jardim. Cada trecho do Instituto tem formas diferentes de abertura para o exterior, de acordo com a luz desejada. Assim, cada microambiente oferece uma experiência diferente ao visitante, sempre guiada pela iluminação. Por exemplo, o primeiro trecho – onde fica a recepção – recebe uma luz filtrada por brises verticais e vidros instalados na fachada, detalhes característicos do projeto.

Observada do lado externo, estrutura se destaca como um objeto flutuante em meio ao jardim. Foto: Reprodução

Entre os projetos residenciais mais famosos de Isay Weinfeld, estão a Casa Yucatán – onde a natureza é tão evidente que é possível esquecer que a estrutura fica em São Paulo; e a Casa Cubo, projeto que transmite expressões de arte em cada detalhe.

Casa Yucatán é um dos projetos residenciais mais famosos de Weinfeld. Foto: Reprodução
Casa Cubo transmite arte em cada detalhe. Foto: Reprodução.

 

De 11 a 14 de dezembro, o trabalho de Weinfeld é o destaque da programação do Instituto Ling, em Porto Alegre, na exposição “De A a Z: o mundo de Isay Weinfeld”.

Local: João Caetano, 440
Horário: segunda à quinta, 10h30 às 22h; sexta, 9h às 12h

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

DLegend Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *