Por que a Bela Vista me tem?

Poa Por Kelly Borges

O que falar dos nossos tão amados bairros de Porto Alegre? Muita coisa! Nesta série de matérias sobre os bairros que amamos, vamos contar um pouquinho da história e dos charmes escondidos em cada bairro da nossa amada cidade, a começar com um dos meus favoritos: o bairro Bela Vista!


Um pouquinho de história
O bairro Bela Vista teve a sua origem no desmembramento de diversas chácaras do bairro Petrópolis, um dos bairros mais antigos da cidade. As terras da família Santos Neto foram loteadas, dando origem ao bairro que era essencialmente residencial e composto apenas por casas. Foi a partir da década de 90, em função da lei 434/99, que as características do bairro mudaram drasticamente e as edificações foram levantadas. Isso fez com que mais pessoas pudessem apreciar a linda vista da cidade de Porto Alegre que o bairro proporciona, como o próprio nome já diz.

As delícias do bairro
O mais emblemático, contudo, não é apenas a vista que boa parte dos moradores pode apreciar de dentro de suas casas, tomando um bom chimarrão, um café ou até um vinho no fim de tarde. O charme do bairro está na sua alma, no seu astral, na possibilidade de se passear a pé por baixo de árvores e em praças cujas imagens dariam belos cartões postais, como é o caso da Praça Gustavo Langsch no outono, mais conhecida como Praça Pôr do Sol. E o melhor: a poucos metros dali, há a possibilidade de se apreciar deliciosos doces, feitos artesanalmente pelo renomado chef Diego Andino.

A Bela Vista também convida à prática de esportes. A Av. Nilo Peçanha abriga desde atletas amadores de fim de semana até profissionais que já dão as suas largas passadas antes do nascer do sol nesse circuito de corrida urbano integrado na rotina pulsante da capital. No início da avenida nos deparamos com a famosa Praça da Encol, cenário também convidativo aos esportes ao ar livre, onde campeonatos de beach tênis, futevôlei e diversos eventos culturais dividem o espaço com o parquinho das crianças e o cachorródromo. Sem mencionar as aulas de Yoga na praça que ocorrem diariamente com horário marcado. Quem nunca foi dar uma volta na Praça da Encol em um domingo de sol e acabou sentando na grama e para curtir toda essa vida ao redor?

Eu poderia listar inúmeros atrativos deste bairro relativamente pequeno em extensão, mas enorme na sua variedade. Hoje os quarteirões da Bela Vista, apesar de manterem a sua origem predominantemente residencial, já dividem o espaço com alguns prédios comerciais e serviços do dia a dia, como farmácias, mercados, salões de beleza, postos de gasolina e deliciosos cafés e restaurantes. Em cada quadra se encontra uma delícia inesperada, como a charmosa pizzaria Pot Pourri, na Pedro Chaves Barcelos, e a Compania – Tudo Sobre Pão, na rua Jaraguá, que serve deliciosos hambúrgueres com a maior parte dos ingredientes produzidos no próprio bairro.


Com tudo isso, a Bela Vista me tem
Essa mistura traz vida ao bairro, faz com que a circulação de pessoas a pé e com segurança esteja cada vez mais presente nessas ruas arborizadas, charmosas e nada óbvias da Bela Vista.

É por isso que esse pedaço de Porto Alegre me tem e faz parte da minha história, da história da cidade e da história da DLegend, que aproxima as pessoas da sua casa dos sonhos.

 

 

Kelly Borges é sócia-diretora da DLegend e está à frente das Vendas Residenciais da empresa.

 

 

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/observatorio/usu_doc/historia_dos_bairros_de_porto_alegre.pdf

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

DLegend Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *